terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Região serrana se recupera melhor do que Nova Orleans, diz Cabral

O governador do Rio, Sérgio Cabral Filho (PMDB), afirmou na tarde desta terça-feira, em Nova Friburgo, que trâmites burocráticos e análise técnicas e geológicas impedem que a região serrana esteja totalmente recuperada um ano após as chuvas que mataram mais de 900 pessoas em 2011.







Ele afirmou, porém, que as obras emergenciais feitas, e ação das Defesas Civis estadual e municipais deram bons resultados no primeiro ano.



"Vivemos num país democrático. Não vivemos numa ditadura onde o governo do Estado decide fazer uma obra e a partir daí não se seguem trâmites e critérios técnicos que devem ser seguidos", disse ele, durante entrega de 88 viaturas para a Defesa Civil de Nova Friburgo.



Ele comparou a recuperação da região Serrana com a de Nova Orleans, nos Estados Unidos



"Se você comparar uma tragédia como ocorreu aqui, com cerca de 1.000 mortos, uma região serrana como essa, tida como uma das dez catástrofes da Humanidade nesse tipo de encosta. Se comparar, por exemplo, com a região de Nova Orleans nos Estados Unidos: uma região plana, de rios alagados e mar apenas, eles passaram para o sexto e tem coisa a ser recuperada. O primeiro ano deles proporcionalmente comparado ao nosso teve pior performance. [...] Essa recuperação não se conclui em um ano", disse ele.



Cabral anunciou que na próxima semana começará a obra de 2.200 unidades habitacionais pelo Minha Casa, Minha Vida em Nova Friburgo pelos desabrigados pelas chuvas de 2011. Ele afirmou que há dificuldades em encontrar terrenos na cidade, o que causou a demora de um ano no início da construção.



"Pela dificuldade de encontrar terrenos seguros, o caminho era pegar essa 7.000 famílias que pagamos aluguel social [em toda região serrana] e dizer: 'Olha, vocês não podem morar na serra e vão morar em outra cidade'. A nosso ver, seria desumano e desrespeitoso com essas famílias. Procuramos o caminho mais difícil e mais correto: achar terrenos seguros, que depois de uma avaliação técnica, fazer as obras de infraestruturas necessárias", disse Cabral.



Será liberada ainda R$ 330 milhões, pelo governo federal, para contenção de encostas, dragagem e drenagem de rios da região serrana.

Nenhum comentário: