terça-feira, 10 de janeiro de 2012

MPX e alemã E.ON investirão R$18 bi em energia--fontes

terça-feira, 10 de janeiro de 2012 15:15 BRST

Imprimir
Uma página[-] Texto [+]

1 de 1Versão na íntegraPor Leila Coimbra

RIO DE JANEIRO, 10 Jan (Reuters) - O empresário Eike Batista acertou a entrada da gigante alemã do setor elétrico E.ON em sua empresa de energia MPX, em um acordo que também envolve investimento de 9 bilhões de reais pelo grupo europeu e igual valor pela MPX em projetos, disseram à Reuters duas fontes próximas às negociações.



Pela parceria, que deve ser anunciada em breve, a E.ON ficará com 10 por cento do capital da MPX mediante aporte de 1 bilhão de reais, possivelmente via aumento de capital a ser promovido pela empresa brasileira.



A parceria deverá tocar os principais projetos da MPX, dentre os quais os complexos termelétricos de Açu (Rio de Janeiro) e de Parnaíba (Maranhão), além de térmicas no Chile e no Sul do país, que juntos exigirão no mínimo 18 bilhões de reais. Cada empresa deterá metade da joint venture.



A MPX possui licenciamento ambiental para a construção de 11 mil megawatts de energia térmica, dos quais a E. ON participará com 50 por cento, disseram as fontes.



É a maior parceria já feita por Eike Batista com uma empresa internacional para investimentos. A MPX e a E.ON disseram por meio de suas assessorias que não comentariam o assunto.



A compra dos 10 por cento da MPX pela E.ON deverá ser feita via aumento de capital, podendo engordar o caixa da empresa em pelo menos 1,4 bilhão de reais, caso os minoritários acompanhem a oferta da E. ON. O valor de mercado da MPX estava em quase 6,8 bilhões de reais, segundo o valor das ações da empresa no fechamento do pregão de segunda-feira.



Com a parceria, a maior empresa de serviços públicos da Alemanha em valor de mercado marca a sua entrada no país.



Recentemente, a E. ON. anunciou que identificou o Brasil como uma "nova região prioritária com detalhada estratégia de entrada no mercado", juntamente com a Índia e a Turquia.

Nenhum comentário: