sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

Orestes Quércia morre em São Paulo, aos 72 anos Orestes Quércia tinha 72 anos | Foto: Reprodução Internet São Paulo - O ex-governador de São Paulo, Orestes Quércia, morreu na às 7h40 desta sexta-feira. Quércia tinha 72 anos e lutava contra um câncer de próstata em estágio avançado., O ex-governador de São Paulo teve a doença diagnosticada este ano, após ter tratado um tumor no mesmo local há cerca de dez anos. O corpo será velado a partir das 14h desta sexta-feira no Palácio dos Bandeirantes, residência oficial do Governo do Estado de São Paulo. O enterro será no sábado de Natal, às 9h, no Cemitério de Morumbi, em São Paulo. Biografia Orestes Quércia nasceu em 18 de agosto de 1938 em Pedergulho, interior de São Paulo. Ele iniciou sua carreira política no início dos anos 1960, quando foi eleito vereador em Campinas. A seguir, foi deputado estadual pelo MDB, prefeito de Campinas e, em 1974, senador, quando, aos 35 anos de idade, foi eleito com 4,5 milhões de votos. Em 1982, foi vice-governador na gestão de Franco Montoro. Quatro depois, assumiu o governo paulista. Durante sua carreira política, foi acusado em duas ocasiões de superfaturamento e de enriquecimento supostamente ilícito. Apesar de nenhuma das acusações ter sido confirmada, isso lhe rendeu uma série de derrotas das urnas a partir de 1994. Neste ano, Quércia foi candidato à presidência da República, mas acabou na quarta colocação, atrás de Fernando Henrique, Lula e Enéas Carneiro. Em 1998, tentou voltar ao governo de São Paulo, também sem sucesso. Em 2004, foi candidato derrotado ao Senado também por São Paulo. Como empresário, sua família detém o controle de empresas nas áreas de comunicações, agricultura, mercado imobiliário, construção e venda de veículos. Nas eleições de 2010, Quércia foi candidato ao Senado. Com a doença, ele optou por retirar sua candidatura em setembro para se dedicar ao tratamento do tumor. Ele decidiu, então, apoiar o então candidato Aloysio Nunes (PSDB), que acabou se elegendo. Nesta mesma campanha, Quércia, como presidente do PMDB paulista se posicionou de forma contrária às diretrizes do seu partido, que integrava a chapa de Dilma Rousseff (PT), e apoiou a candidatura de José Serra (PSDB) à presidência da República. Quércia deixa esposa e cinco filhos.

Orestes Quércia morre em São Paulo, aos 72 anos

Foto: Reprodução Internet
Orestes Quércia tinha 72 anos | Foto: Reprodução Internet
São Paulo - O ex-governador de São Paulo, Orestes Quércia, morreu na às 7h40 desta sexta-feira.  Quércia tinha 72 anos e lutava contra um câncer de próstata em estágio avançado.,

O ex-governador de São Paulo teve a doença diagnosticada este ano, após ter tratado um tumor no mesmo local há cerca de dez anos.

O corpo será velado a partir das 14h desta sexta-feira no Palácio dos Bandeirantes, residência oficial do Governo do Estado de São Paulo. O enterro será no sábado de Natal, às 9h, no Cemitério de Morumbi, em São Paulo.

Biografia
Orestes Quércia nasceu em 18 de agosto de 1938 em Pedergulho, interior de São Paulo. Ele iniciou sua carreira política no início dos anos 1960, quando foi eleito vereador em Campinas. A seguir, foi deputado estadual pelo MDB, prefeito de Campinas e, em 1974, senador, quando, aos 35 anos de idade, foi eleito com 4,5 milhões de votos. Em 1982, foi vice-governador na gestão de Franco Montoro. Quatro depois, assumiu o governo paulista.

Durante sua carreira política, foi acusado em duas ocasiões de superfaturamento e de enriquecimento supostamente ilícito. Apesar de nenhuma das acusações ter sido confirmada, isso lhe rendeu uma série de derrotas das urnas a partir de 1994.
Neste ano, Quércia foi candidato à presidência da República, mas acabou na quarta colocação, atrás de Fernando Henrique, Lula e Enéas Carneiro. Em 1998, tentou voltar ao governo de São Paulo, também sem sucesso.  Em 2004, foi candidato derrotado ao Senado também por São Paulo.

Como empresário, sua família detém o controle de empresas nas áreas de comunicações, agricultura, mercado imobiliário, construção e venda de veículos.

Nas eleições de 2010, Quércia foi candidato ao Senado. Com a doença, ele optou por retirar sua candidatura em setembro para se dedicar ao tratamento do tumor. Ele decidiu, então, apoiar o então candidato Aloysio Nunes (PSDB), que acabou se elegendo.
Nesta mesma campanha, Quércia, como presidente do PMDB paulista se posicionou de forma contrária às diretrizes do seu partido, que integrava a chapa de Dilma Rousseff (PT), e apoiou a candidatura de José Serra (PSDB) à presidência da República.
Quércia deixa esposa e cinco filhos.

Nenhum comentário: