terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Carnaval 26/12/2010 21h50Acadêmicos do Tucuruvi registra nova ameaça contra enredo sobre nordestinos

Carnaval 26/12/2010 21h50Acadêmicos do Tucuruvi registra nova ameaça contra enredo sobre nordestinos


E-mails querem impedir escola de desfilar no Carnaval 2011 o tema sobre a migração do nordeste para São Paulo




Compartilhe

Tamanho da letra

Imprimir

A escola de samba Acadêmicos do Tucuruvi regitra nesta segunda um novo boletim de ocorrência na Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância (Decradi). Conforme o DIÁRIO mostrou no domingo, a agremiação vem recebendo por e-mail ataques racistas contra o enredo de 2011 que homenageia os nordestinos em São Paulo.

A primeira mensagem encaminhada à escola atacando a homenagem ao povo nordestino foi enviada no dia 13 e registrada no dia 17. Hoje, o diretor jurídico da escola Carlos Eduardo Malachim registrará a ameaça contida no segundo e-mail, enviado no mesmo dia em que o BO foi registrado.



"Vou dar um aviso. Na primeira ameaça que alguém receber de qualquer verme dessa escola de samba de m... a coisa vai ficar preta. E outra coisa. São Paulo não é capital do NE (nordeste) p. nenhuma", diz o texto da mensagem assinada por um "paulistano com orgulho", que ainda escreve que os paulistas irão se mobilizar para que a escola não desfile o enredo sobre os nordestinos.

O presidente da escola, Hussein Abdo El Selam, o Seo Jamil, afirma que não pretende mudar o enredo. "Vamos fazer um novo boletim de ocorrência porque, apesar das ameaças racistas, eles não vão estragar o nosso Carnaval", disse.



A delegada do Decradi, Daniela Branco, abriu um inquérito e pediu a quebra do sigilo de dados telemáticos para identificar o IP do computador de qual foram enviadas as mensagens, enviada de um serviço de e-mail gratuito.





São Paulo de todos os brasileiros

Segundo o carnavalesco Wagner Santos, o enredo "Oxente, o que seria da gente sem essa gente? - São Paulo, capital do nordeste" , a Tucuruvi quer mostrar um enredo "repleto de bom humor

e livre de preconceitos". A ideia é mostrar os aspectos mais curiosos da interação cultural.



Preconceito contra os nordestinos

"Vocês deveriam ser proibidos de desfilar numa avenida de minha cidade com um enredo nojento e racista desses (...) Querem exaltar o Nordeste, desfilem por lá e não na minha cidade que se São Paulo, capital do Estado

de São Paulo", dizia o primeiro e-mail enviado à Acadêmicos do Tucuruvi.

Nenhum comentário: