quinta-feira, 9 de outubro de 2008

Datafolha: Gabeira e Paes estão tecnicamente empatados

Candidatos estão empatados tecnicamente na disputa, com 43% e 41% das intenções de votos, respectivamente
Rio - Na primeira pesquisa de intenção de voto no segundo turno, os eleitores cariocas mostram-se divididos sobre quem deve ser o próximo prefeito do Rio de Janeiro. Se a segunda etapa da eleição fosse hoje, 43% votariam em Gabeira, do PV, enquanto 41% optariam por Paes, do PMDB, taxas que representam 51% e 49% dos votos válidos, respectivamente. O resultado revela empate técnico entre os dois candidatos.
Neste momento, não têm candidato 16% dos eleitores: 7% declaram pretensão de anular ou votar em branco, e 9% estão indecisos.
No primeiro turno, Paes teve 31,98% dos votos válidos, e Gabeira, 25,61%. Vale lembrar que, para calcular os votos válidos, o Datafolha exclui da amostra o percentual de intenção de voto em branco, os nulos e os eleitores indecisos, adotando o procedimento da Justiça Eleitoral na divulgação dos resultados oficiais, quando exclui os votos brancos e nulos, e as abstenções de eleitores.
Na primeira pesquisa de intenção de voto no segundo turno realizada no Rio de Janeiro, foram entrevistados 1.304 eleitores com 16 anos ou mais, nos dias 07 e 08 de outubro. A margem de erro, para o total da amostra é de três pontos percentuais, para mais ou para menos.
O resultado de hoje é diferente se comparado ao da hipótese de segundo turno testada entre os dois candidatos, em pesquisa realizada nos dias 03 e 04 de outubro. Naquela ocasião, 52% afirmaram que escolheriam Paes, contra 36% que prefeririam Gabeira.
Os eleitores de Gabeira ficam acima da média entre os mais jovens (53%), os mais escolarizados (60%) e os mais ricos (62%), e entre os que desaprovam (consideram ruim ou péssimo) os governos de Cesar Maia (47%), de Sérgio Cabral (55%) e, principalmente, de Lula (58%). Também os simpatizantes do PDT declaram voto superior à média para Gabeira (54%).
Já, o eleitorado de Paes destaca-se entre os mais pobres (46%), entre os menos escolarizados (49%) e entre os mais velhos (50%), bem como entre os que não estão atualmente no mercado de trabalho (49%), além dos eleitores que, ao contrário do que ocorre com seu adversário, aprovam os governos nas três instâncias: 48% dos que avaliam como ótima ou boa a gestão de Cesar Maia, 55% entre os que aprovam Cabral e, um pouco menos expressivamente, entre os que aprovam Lula (46%). Entre os simpatizantes do PMDB, alcançam 65% as menções a Paes.
Considerando-se o comportamento do eleitor no primeiro turno, 39% dos que declaram ter votado em Crivella no último dia 05 se dizem agora decididos a votar em Paes, enquanto 33% desses pretendem apoiar Gabeira no dia 26 de outubro, 16% afirmam intenção de votar em branco ou nulo, e 13% ainda não decidiram quem apoiarão.
Já, entre os eleitores de Jandira no primeiro turno, 50% declaram que votarão em Gabeira, ante 35% que votarão agora em Paes. Nesse caso, 15% encontram-se sem candidato (8% porque pretendem votar em branco ou nulo, e 7% de indecisos). Gabeira pode ter, ainda, 41% dos votos dos eleitores anteriores de Solange, e 47% dos que votaram nos demais candidatos. Essas taxas chegam a 34% e 32%, respectivamente, em relação a Paes.
Entre os que entrevistados que não declaram voto em Paes, ou seja, somando os que declaram voto em Gabeira, em branco, nulo ou mostram-se indeciso, a maioria (61%) afirma não haver chance de votar no candidato do PMDB, ou seja, não votariam nele de jeito nenhum. Outros 30%, porém, aventam a possibilidade de vir a dar seu voto para o candidato do PMDB, e 4% afirmaram, com certeza, que poderiam fazê-lo.
Já, dos eleitores que não demonstram, neste momento, intenção de votar no candidato do PV, não há possibilidade de vir a votar no candidato para 64%, contra 27% que admitem essa possibilidade, além de 3% que poderiam votar em Gabeira com certeza.
Em ambos os casos, 6% dos eleitores não souberam responder.

Nenhum comentário: