terça-feira, 6 de março de 2012

‘Paulo Henrique Amorim descumpriu decisão judicial’

O Jornalista Descumpriu Ação Judicial





BRASÍLIA - O advogado Paulo Roque Khouri pediu nesta terça-feira que a Justiça do Distrito Federal obrigue o jornalista Paulo Henrique Amorim a republicar no Correio Braziliense acordo judicial com pedido de desculpas ao jornalista Heraldo Pereira, da TV Globo. O advogado, que representa Heraldo no processo, também solicitou que Amorim publique o texto na Folha de S. Paulo e no próprio blog, Conversa Afiada, com o devido destaque. Segundo Khouri, Amorim descumpriu os termos da retratação feita perante o juiz Daniel Felipe Machado, da 12ª Vara Civil, mês passado.
- O problema dele (Paulo Henrique Amorim) é com a Justiça brasileira e não mais com o Heraldo. Ele não cumpriu uma decisão judicial. O senhor Amorim está acima do Judiciário ? - disse Roque, depois de ingressar com um pedido de cumprimento forçado de decisão judicial contra Amorim.
Segundo Khouri, o jornalista publicou a retratação na edição desta terça-feira do Correio Braziliense. Mas, de forma indevida, acrescentou comentários ao texto para tirar o peso do pedido público de desculpas a Heraldo. Na nota de retratação homologada pela Justiça, Amorim reconhece os erros cometidos contra Heraldo, a quem chamara de "negro de alma branca" e, num recuo aos ataques, alega que usou a expressão num "momento de infelicidade". Mas, logo em seguida, diz que "retratação não é reconhecimento de culpa" e que não foi condenado por racismo.
Para Khouri, Amorim tem toda a liberdade para dizer o que quiser. Só não poderia incluir os comentários na nota de retratação.
- Aqueles comentários não estavam previstos no acordo judicial, discutido por quatro horas - afirma o advogado.
Khoury afirmou ainda que Amorim não publicou a nota na Folha de S. Paulo até esta terça-feira, prazo final fixado pela Justiça. O advogado argumenta ainda que Amorim atrasou quatro dias a publicação do texto no Conversa Afiada. A nota também não teria tido o devido destaque, conforme previa os termos da retratação.
Segundo o site Consultor Jurídico, o advogado de Paulo Henrique sustentou que o texto não foi publicado na Folha de S.Paulo por conta de exigências do periódico que seu cliente não aceitou.



Nenhum comentário: