quinta-feira, 30 de junho de 2011

‘Glee’: badalada série americana chega à TV aberta do Brasil

A badalada série americana “Glee”, que é um sucesso no mundo inteiro e também no Brasil (veiculada na TV por assinatura pela Fox), vai, finalmente, chegar à TV aberta por aqui. A atração começa a ser transmitida neste sábado, nas manhãs da Globo. Mas, para quem ainda não foi apresentado, o que é o fenômeno “Glee”?




Muitos perguntam: “É igual ‘High School Musical’?”. O pano de fundo é o mesmo: o mitológico colegial americano, onde os jovens buscam um lugar ao sol, movidos pela paixão da música. Mas logo nos primeiros episódios a diferença fica escancarada. O repertório de “Glee” conta com grandes hits da música pop. “Rehab”, de Amy Winehouse, ganha uma versão grandiosa no palco, e “Take a bow”, de Rihanna, é interpretada pela voz dramática da protagonista, Rachel, que é vivida pela atriz e cantora Lea Michele (veja outros destaque no quadro ao lado).



Estas músicas são apresentadas, em sua maioria, pelos alunos da Escola McKinley que integram o coral New Directions (Novas Direções, em português). A mimada Rachel, o homossexual Kurt (Chris Colfer), a gordinha Mercedes (Amber Riley) e os outros sentem na pele o preconceito por serem estranhos, ou como são chamados no colégio, fracassados. Eles contam com a ajuda do mentor musical, o professor Will Schuester (Matthew Morrison).



Versão brasileira (e pirata)



Quem assistiu às duas temporadas da série, já exibidas pela rede americana Fox, bem sabe que a sorte desses jovens talentos vai mudando, e para melhor. No decorrer dos episódios, o grupo da McKinley vai passando nas etapas dos concursos de corais e ganhando a fama que tanto procura.



Outra emissora da TV aberta também pode dar ao público brasileiro um gostinho de “Glee”. A produtora gaúcha Beagle Films está fazendo uma versão nacional da série, chamada “BraZis”, e diz estar em negociação com quatro emissoras para exibi-la. A Fox, no entanto, nega ter cedido os direitos autorais e estuda medidas legais contra a produtora.

Nenhum comentário: