sexta-feira, 22 de maio de 2009

Colheita de café ainda é lenta em algumas áreas de MG

Belo Horizonte, 22 - A colheita de café ainda não avançou nas principais áreas produtoras de Minas Gerais. A avaliação é que a incidência de chuvas ao longo do mês de abril dificultou a maturação dos frutos, em algumas áreas.

Boa parte das lavouras ainda apresenta índices de café verde e a perspectiva é de que o processo comece a acelerar apenas a partir do mês de junho. As cooperativas de produtores informam que, na grande maioria das regiões, não tem havido dificuldade para contratação de mão de obra.

Na região da zona da mata mineira, de acordo com informações da filial da Cooperativa dos Cafeicultores de São Sebastião do Paraíso (Cooparaíso), localizada em Espera Feliz, a maturação dos grãos está mais adiantada e a estimativa é de dentro de 15 ou 20 dias, 70% dos produtores já tenham iniciado o processo de colheita. "As lavouras novas já estão prontas para serem colhidas", disse o agrônomo Leandro Rodrigues de Freitas. Tradicionalmente, a região inicia a colheita no fim do mês de abril. Até o momento, a entidade estima que a colheita já tenha atingido de 25% a 30% do total, mas apenas 5% desse volume foi beneficiado.

No sul de Minas, maturação dos grãos não é generalizada. Segundo o coordenador de Desenvolvimento Técnico da Cooperativa de Cafeicultores de Guaxupé (Cooxupé), Mário Ferraz, as plantas ainda apresentam um índice de cerca de 30% de grãos verdes. "Em função da bianualidade isso é normal, porque com uma menor carga, a tendência é de que as plantas fiquem mais enfolhadas", explicou. A situação das lavouras impede o avanço da colheita mecanizada na região. "Até o momento, a estimativa é de que colheita não tenha atingido 10% da área", diz ele. Em São Sebastião do Paraíso, a avaliação é a mesma e a expectativa é de que até o fim deste mês o processo avance.

Nenhum comentário: